quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Programa para Semana da Criança


Programa para Cinco Dias


Primeiro Dia - Tema: Criança amada, criança amiga!

Acolhida:

Recepcionar as crianças com muita alegria, se possível, caracterizado (educador) de algum personagem bem divertido. Entregue crachás (confeccionados especialmente para essa semana) e conduza-os a cantinhos especiais previamente planejados e organizados (Cantinho da Leitura, Cantinho da Massinha de Modelar, Cantinho do Desenho, Cantinho dos jogos ou brinquedos, Cantinho da Leitura, Cantinho da Música, Cantinho do Vídeo, etc... são algumas sugestões), num ambiente limpo, iluminado, arejado e decorado em clima de festa!!!

Dê o comando às crianças para que estejam todos ajudando a organizar os materiais dos cantinhos para que estejam devidamente preparados para a próxima atividade.

Conduza-os para uma roda de conversa, onde estarão conversando sobre a rotina especial programada para a semana da criança, deixando-os bem animados e estimulados a participarem de todas as atividades propostas. Faça um devocional, leve uma mensagem especial sobre a alegria de serem crianças e sobre o quanto devemos ser gratos por Deus ter feito as crianças, por amá-las e cuidar delas de um modo muito especial! Faça uma oração e cante uma canção bem alegre e que movimente o corpo, sobre o grande amor de Deus. Sugestão (Grande, Largo)


Hora da Dinâmicas da Amizade:

Utilizar jogos e brincadeiras de cooperação.
Exemplos: Agrupamento, Encontre o seu par, etc.


Relaxamento:

Organizar as crianças em círculo.
Sentir as batidas do coração do amiguinho que está perto.
Cantar a música Tum, tum, tum... utilizando a bandinha de sucata


Higiene:

Lavar as mãos

Lanche compartilhado:

Serão formados grupos pelo educador onde ele estará estimulando as crianças a compartilharem o seu lanche com os coleguinhas do seu respectivo grupo.


Hora da História:

História: Os músicos de Bremém - contar a história fazendo com que as crianças ajudem interagindo (sugira que imitem os sons emitidos por cada animal da história toda vez que você mencioná-los). É uma forma bem divertida de contar essa linda história de amizade. Utilize gravuras coloridas e dinâmicas.

Arte:

Composição coletiva - Desenho, colagem ou pintura; Modelagem com massinha ou argila; Montagem com sucatas, etc.

Despedida:

Organizar sala de aula e materiais individuais.

Levá-los de volta para a roda de conversa pra que possam conversar sobre as atividades do dia e sobre suas expectativas para o próximo dia.
Cantar música de despedida.


0 comentários:

Postar um comentário